Afinal, quem aprende inglês mais fácil: CRIANÇAS ou ADULTOS!?
Por muito tempo trazemos essa máxima de que é necessário colocarmos as crianças logo cedo para aprenderem o Inglês como uma segunda língua, acreditando que por serem mais jovens terão uma facilidade muito maior que um adulto, por consequência, resultados mais positivos. Entretanto, em um estudo publicado em 2010, pelo Quarterly Journal of Experimental Psychology, os pesquisadores Sara Ferman e Avi Karni obtiveram uma resposta que foi uma verdadeira quebra de paradigma.
No estudo foram separados 3 grupos, crianças de 8 anos de idade, crianças de 12 anos e adultos jovens com formação multi sessão, equivalente a experiência na produção utilizando uma regra morfológica artificial (AMR), adultos foram superiores às crianças de ambos os grupos de idade, as crianças de 8 anos foram os alunos que tiveram menor desenvolvimento e resultado em todos parâmetros de tarefas.
Embora o estudo tenha demonstrado que não houve barreiras cognitivas inerentes aos adultos no aprendizado da língua em comparação com às crianças, notou-se algumas diferenças de como os adultos aprendem. As crianças por exemplo tendem a ser menos preocupadas com os erros que cometem durante o aprendizado, já os adultos ficam mais receosos em cometer gafes ou por não se sentirem seguros quanto a pronúncia correta.
Considerando que a aprendizagem é um processo de tentativa e erro, que envolve prática e consistência para alcançar bons resultados, os adultos estão mais comprometidos e conscientes quanto à importância do estudo, logo se desenvolvem. Outro fator que corrobora com o aprendizado do adulto é a ampla gama de experiência para compreender vocabulários e contextos.
Adultos abordam a aprendizagem de forma mais sistemática, e isso é uma vantagem quando se precisa adquirir um vocabulário mais técnico e habilidades de conversação situacional em que são obrigados a falar, ler e escrever o idioma em um cenário profissional. Para tirar proveito destas vantagens o adulto, é claro precisa deixar de lado suas crenças e medos, e mergulhar de cabeça na língua.
Para isso uma estratégia que funciona é se familiarizar com costumes e hábitos que o nativo da língua utiliza diariamente. Utilizar as redes sociais no dia-a-dia, ouvir pod-casts de conteúdos que são de interesse do adulto, ler notícias e propagandas na língua inglesa vai fazer o contato ficar cada vez mais natural e tende a tornar o contato com a nova língua prazeroso.
Os adultos em sua ampla maioria querem aprender um inglês prático para o seu profissional (afinal é a língua que impera no mundo), porém para que possam desenvolver esta habilidade, devem ser conduzidos por uma metodologia otimizada para adultos, onde a conversação esteja interligada a todo momento com conteúdo de interesse e relevância.
Agora que você já sabe que adulto pode SIM aprender Inglês, que tal conhecer o jeito upwards de fazer isso?
O conteúdo desta publicação teve auxilio de Sabrina Casagrande - Teacher at upwards.
Fonte: https://journals.sagepub.com/doi/10.1080/17470218.2014.983531