NOVE dicas para acelerar seu aprendizado na língua inglesa
NOVE dicas para acelerar seu aprendizado na língua inglesa
Cada um tem seus motivos para buscar aprender esta língua tão usada hoje em dia, seja por motivos profissionais, turismo, estudos ou crescimento pessoal. A seguir você vai encontrar algumas dicas que vão te auxiliar se estiver nesta jornada!
1. Pode imitar sim
Pegar uma pilha de livros, gramáticas, revistas e etc em inglês e mergulhar neles, não vai te fazer fluente. Isso pode até ajudar (ou atrapalhar). O mais importante quando estamos aprendendo uma nova língua é a parte ativa do aprendizado: descobrir, brincar, ouvir e repetir. Segundo um estudo sobre como melhorar suas habilidades na língua (veja aqui), uma das formas mais poderosas de ter progresso na aquisição de uma nova língua é repetir o que ouviu. Por isso, não fique com vergonha de sair por aí imitando seus artistas preferidos. ;)
2. Aprender expressões ao invés de palavras
Ficar decorando tabelas de pronomes, verbos irregulares, preposições e etc? Nada efetivo! Ouça frases inteiras e repita-as, esqueça da gramática e também deixe de lado o significado individual de cada palavra. Ou seja, você deve aprender: “how old are you?” e usá-la assim, inteira, mesmo porque se você for traduzir as palavras desta frase individualmente não terá sentido.
3. Aprendeu - use
Use ou repita o que você aprendeu imediatamente. Nossa cabeça vai descartando informações que ela considera inúteis muito rápido. Então se aprendemos algo novo e não usamos logo, nosso cérebro pode considerar conhecimento inútil e descartar. Repetir várias vezes ou escrever ou ainda criar situações que envolvam o novo conhecimento vão garantir que ele seja retido.
4. Interprete
Aja como se estivesse em um teatro interpretando um papel, mesmo que esteja sozinho, pegue algumas frases em Inglês, ou crie algumas e as interprete, sinta o personagem, quanto mais fizer isso, mas seu cérebro se habitua e internaliza a linguagem.
5. Ouvir muito
Procure ouvir o máximo possível em Inglês. Muitas pessoas têm vergonha de falar devido a seus sotaques. Mas isso não tem importância alguma! Hoje o Inglês é a língua internacional. Existem inúmeros sotaques diferentes, ninguém mais se importa com isso. Portanto preste atenção aos diferentes sotaques quando ouvir outros falando, ou em músicas, filmes, seriados, podcasts etc, mas fale com o seu sotaque. Pode ter certeza de que quando estiver no exterior, seu sotaque será apreciado. Assim como gostamos de ouvir estrangeiros falando Português.
6. Grave sua voz ou peça que te avaliem
Quando você grava sua própria voz e depois ouve, de imediato você percebe os erros. É um excelente exercício para acelerar os desenvolvimento da língua. Uma outra forma é pedir ajuda a quem fala fluentemente, pode ser por áudio, mas o ideal é pessoalmente. Este tipo de exercício é essencial para que possa avançar corretamente com o aprendizado.
7. Imagens
Há pesquisas (aqui) que comprovam que a associação da imagem com a palavra nos permitem lembrar da palavra com uma facilidade muitíssimo maior. Se observarmos os bebês ao começarem desenvolver a linguagem, veremos que são praticamente visuais.
8. Use seus amigos (o conhecimento deles rsrs)
Se você tem amigos que falam inglês procure conversar e procurar trazer as frases que vai aprendendo para o seu dia a dia, pense e associe as frases com coisas de sua vida, assim seu cérebro terá ferramentas e motivos para guardar aquele novo aprendizado.
9. Pergunte muito
Aprenda as perguntas básicas e saia perguntando, não tenha vergonha, toda vez que tiver oportunidade, pergunte. Faça perguntas aos seu amigos e aos seus professores principalmente. Esta forma ativa de aprendizado força o cérebro a trabalhar a língua mais intensamente, desta maneira consegue armazenar as informações, expressões e vocabulário com maior facilidade e por mais tempo.
E, por fim, seja um entusiasta! Não se aprende nesta vida se não for com força de vontade, entusiasmo e um querer verdadeiro! ;)
See you around